Câncer De Próstata

Doença

O câncer de próstata acomete um em cada sete homens, segundo a Sociedade Americana do Câncer. Em cada dez casos, seis são diagnosticados em pessoas acima de 65 anos ou mais.

Com a função de produzir o líquido prostático, que protege os espermatozoides e aumenta a possibilidade de fecundar o óvulo, a glândula próstata muda de tamanho, de acordo com a idade do homem. Localizada abaixo da bexiga, a próstata envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Fatores de risco

Antecedente familiar – Homens que têm pai ou tios com câncer de próstata têm o dobro de risco para desenvolver a doença

O risco aumenta para quem tem um irmão com a doença. Se o paciente tiver menos que 65 anos e mais de um parente com câncer de próstata, o risco aumenta de seis a 11 vezes

Pacientes que têm parentes de primeiro grau com câncer de próstata diagnosticados com menos de 55 anos podem ser portadores hereditário (são menos de 2% dos casos)

Dieta rica em gordura, carnes vermelhas e pobre em legumes, verduras e frutas

Vida sedentária

Obesidade

Taxas de estrogênio acima da média

Negros têm maior risco de desenvolver a doença, enquanto asiáticos têm risco menor

Nível de poluição ambiental

Contato com derivados de borracha e substâncias como ferro, cromo, chumbo e cádmio.

Sintomas

Necessidade de urinar com mais frequência, sobretudo à noite

Urgência para urinar

Dificuldade de começar a urinar

Pouco fluxo urinário ou demora para urinar

Sensação de que bexiga não ficou completamente vazia

Quando a doença está avançada, os sintomas são mais intensos, com obstrução da urina, causada pelo crescimento do tumor e compressão da uretra. Nesses casos, o câncer de próstata se espalha pelo organismo e geralmente afeta os ossos.

Prevenção

O diagnóstico precoce é a medida preventiva contra o câncer de próstata.

Além do exame de toque retal, a consulta preventiva com o urologista também pode solicitar a investigação do nível da proteína PSA, por meio do exame de sangue e verificar se há possibilidade de câncer de próstata, mesmo sem sintomas. Esses procedimentos são complementares

O exame de toque retal também identifica outros problemas além do câncer de próstata, sendo mais sensível nos homens com algum tipo de sintoma. O PSA aumenta de acordo com a idade.

Pacientes de alto risco (que têm parentes de primeiro grau com câncer de próstata) devem realizar o primeiro exame aos 40 anos de idade.

A Sociedade Americana de Oncologia recomenda a realização de exames a cada dois anos para homens com PSA menor que 2,5 ng/ml e anualmente para os homens que tem nível igual a 2,5 ng/ml.

Submit a Comment

Your email address will not be published.

Skills

Posted on

08/06/2017

Pin It on Pinterest