Câncer de rim

Doença

Também chamado de câncer renal, hipernefroma e adenocarcinoma de células renais, essa doença corresponde a 3% das doenças malignas que acometem pessoas em idade adulta. O tipo mais comum é o carcinoma de células renais, que se origina no rim – ou nos dois rins – e pode se espalhar por outros órgãos do corpo.

O número de diagnósticos de pessoas com câncer de rim tem aumentado, em todo o mundo. A evolução tecnológica dos exames diagnósticos e o acesso crescente a esses equipamentos é um fator que explica esse fenômeno.

O câncer de rim tem quatro estágios.

Estágio 1  –  O tumor tem cerca de 7 cm de diâmetro e está dentro do rim

Estágio 2 –  O tumor é maior, mas permanece dentro do rim

Estágio 3 –  Ainda maior, o tumor expande para além do rim e atinge o tecido que envolve o órgão, podendo se propagar até um nódulo linfático

Estágio 4 –  Chamado de fase final da doença, nesse estágio o tumor compromete muitos nódulos linfáticos ou outros órgãos do corpo como fígado, pulmão e ossos, podendo causar metástase.

Fatores de risco

Não há um consenso sobre as causas do câncer de rim. O que se sabe é que o tumor originado no rim começa quando células renais sofrem mutações em seu DNA e passam a crescer e se multiplicar de forma rápida e descontrolada. Com o tempo, elas se acumulam e formam a massa tumoral que, se não for diagnosticada e tratada na fase inicial, pode se expandir para outros órgãos e causar complicações graves.

A lista de fatores de risco inclui:

Idade avançada

Tabagismo

Obesidade

Hipertensão

Tratamento para insuficiência renal, como diálise

Histórico familiar

Doença de von Hippel-Lindau (condição hereditária que afeta os vasos sanguíneos do cérebro, olhos e outras partes do corpo)

Carcinoma papilar renal hereditário.

 

Sintomas

Geralmente assintomático nos estágios iniciais, o câncer de rim dá sinais nas fases mais avançadas. São eles:

Presença de sangue na urina, que fica com uma cor anormal e avermelhada

Dor nas costas persistente, concentrada principalmente logo abaixo das costelas

Dor abdominal

Varicocele

Perda de peso

Dor no flanco

Fadiga

Febre intermitente

 

Pin It on Pinterest